segunda-feira, 11 de maio de 2009

SLS - SPO: Vôo extremamente doméstico.


Encontrei uma colega de trabalho seguindo no mesmo vôo. Sempre achei que encontrar alguém conhecido no embarque ajuda muito no sentido de favorecer uma introdução suave à dinâmica de uma longa viagem. Nada científico. Mas evita o aumento do stress e da ansiedade e às vezes evita um colapso. Minha professora de literatura falava de catarse, em momentos apoteóticos, mas creio ser sempre melhor evitar qualquer emoção mais forte durante o vôo.

Vôo lotado. Quando se embarca por último sempre tem alguém em nossa poltrona. Geralmente disfarçam olhando o bilhete e demonstrando surpresa pelo equívoco. Balela. Sempre é um espertinho procurando um melhor lugar. Às vezes sobra para a comissária resolver o imbróglio. Sentei na 15E. E, como sempre acontece, decolamos em meio à paz musicada pelo ronco da turbina.

Três longas horas de São Luís a São Paulo. Pela janela olho uma incalculável imensidão de terra, cerca de onze quilômetros abaixo de nós. O homem ao lado de mim e junto à janela prontamente sentencia: - Jalapão. Daí seguiu-se uma aula de biologia, agronomia, sociologia etc., passando por turismo, educação, produção cultural e agroindustrial... O homem, à altura de seus prováveis 60 anos , discorreu com facilidade sobre diversos temas, os quais muito me interessou e também á minha vizinha da poltrona à frente: uma arquiteta que ia à São Paulo participar de um evento na sua área. Ao saber que ele era um renomado produtor de vídeo, logo apresentou-nos seu projeto de produzir e apresentar um programa, em São Luís, voltado à arquitetura e construção. E a conversa seguiu, do Tocantins a Minas Gerais.

Após dez modorrentas horas, Guarulhos nos recebe. Tudo bem. Ao desembarcar resolvo pedir uma informação. Que bom, ainda era o nosso velho e conhecido português. Peguei as malas. Hora de sair do aeroporto e curtir minhas últimas horas em solo brasileiro. Em homenagem à pátria mãe gentil pensei em cantar o hino nacional. Mas o filho teu que não foge à luta estava muito cansado.

2 comentários:

  1. ...E como não poderia ser diferente aconteceu que uma saudade enorme e uma mistura de sensações foram do riso ao choro. Sensações que nunca havia experimentado por alguém tão próximo, por alguém tão querido. Não imaginava eu que iria sentir tanta vontade, e tão cedo, de dizer: "EU TE AMO" Se cuida e até breve!!!PS: OBA!!! CHEGUEI AQUI PRIMEIRO!!!IUUUUUP...

    ResponderExcluir
  2. Oi meu mano....
    Estou felicissima em poder ver-te, mesmo que seja de tão longe, e sentir tuas emoções através das palavras que exprimem e descrevem tão bem este teu momento ímpar.
    E como não poderia ser diferente aconteceu que uma saudade enorme e uma mistura de sensações foram do riso ao choro. Sensações que nunca havia experimentado por alguém tão próximo, por alguém tão querido. Não imaginava eu que iria sentir tanta vontade, e tão cedo, de dizer: "EU TE AMO"
    se cuida e até breve!!!

    PS: OBA!!! CHEGUEI AQUI PRIMEIRO!!!

    ResponderExcluir